Marília, 13 de dezembro de 2017

Ortopedia - Quadril

fratura do colo do femur

Acomete principalmente a população de idade mais avançada. As mulheres sofrem três vezes mais que os homens. 90% das fraturas são causadas pela queda da própria altura, outra causa é por acidente automobilístico.

1. Fatores de Risco: idade avançada, raça branca, osteoporose, história familiar, fumo e uso de álcool, tornam os ossos mais finos e frágeis. Após 50 anos, o risco de fratura dobra a cada década. Após 65 anos de idade, encontramos 90% dos casos.
  2. Sinais e Sintomas: a pessoa não consegue andar após uma queda, por não conseguir ficar de pé. Pode apresentar dor na perna, esta pode estar encurtada e rodada.

O que fazer na suspeita de fratura?

→ Procurar um ortopedista para que ele confirme o diagnóstico e indique o tratamento.

Qual é o tratamento?

→ O tratamento é cirúrgico na maioria dos casos, podendo variar de colocação de pinos e parafusos até substituição da articulação com colocação de próteses. Quanto mais tempo o paciente permanece acamado, maiores são as chances de ter complicações como trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Quem se recupera?

→ No máximo 25% dos pacientes se recuperam quase totalmente. Os outros apresentam, normalmente, dor persistente, mancar permanente, alteração do equilíbrio e dificuldade de subir escadas.

→ 30 a 40% não poderão mais viver independentemente.

→ 20% dos pacientes idosos morrem após um ano da lesão, por causa de agravamento de problemas preexistentes do coração, pulmão e rins.